Sã Doutrina. A Verdade Que Dá Alergia Nessa Geração.

Em vários trechos da Palavra de Deus vemos esta expressão: sã doutrina. O que seria isso? Como identificá-la? O que concorre contra ela? Fique comigo que em poucas linhas vamos ter mais clareza sobre esse tão importante tema !!!

Vamos falar primeiro sobre o que é doutrina. Em Hebreus cap. 6, 1-2, lemos sobre os rudimentos da doutrina de Cristo. Se existem várias doutrinas humanas por aí, isso não nos interessa. A doutrina pura e verdadeira é aquela que vem de Cristo!

Portanto doutrina é o conteúdo, a soma dos ensinamentos e valores provenientes de alguém. Sendo chamada SÃ DOUTRINA, aquela que vem de Deus, expressa na sua Palavra.

Ao contrário desta, existe uma doutrina doente, ou doutrina falsa. Esta não vem em primeira mão, contrariar a Cristo mas com seu engano tenta afastar o homem da sã doutrina e consequentemente de Deus. A Bíblia diz que Jesus é a Palavra de Deus. Por isso quando damos crédito a uma falsa doutrina, estamos colocando Jesus de lado.

Como É A Falsa Doutrina?

Como falamos, a falsa doutrina concorre com a verdadeira. Tem sua origem no diabo que manipula as palavras e distorce a Palavra de Deus, assim como fez desde o início no Éden, tentando colocar dúvidas sobre o que de fato Deus disse.

As falsas doutrinas nos chegam hoje tirando Jesus do centro e colocando o homem numa posição quase divina. Agora Deus existe, mas Deus está em função do homem, de sua felicidade e de suas necessidades.

Deus se torna servo e o homem Senhor. Deus e sua palavra se tornam um meio pelo qual o homem conquista e garante seu bem estar. Temos aquilo que também chamamos de “evangelho das ofertas”.

É o falso “evangelho da prosperidade”, “triunfalismo”, e hoje em alta está o “evangelho do coaching”.

O verdadeiro evangelho fala da verdadeira prosperidade, que não é ter muito dinheiro, mas é não ter falta de nada. É confiar em Deus, que Ele vai suprir minhas necessidades, e não minhas cobiças inflamadas pelo consumismo.

Quando falamos do “evangelho coaching”, estamos falando de uma pseudo mensagem, que coloca o homem e suas capacidades físicas e cognitivas como sua segurança. Onde se tira a cruz de Cristo do centro e confiamos em nós mesmos.

Como saber se vivo na sã doutrina.

Algo muito importante para salientarmos aqui é que existem várias linhas teológicas. E uma difere em alguns pontos de vista de outras. Mas são questões secundárias, que não envolvem princípios básicos e essenciais da salvação e vida cristã. Portanto é perca de tempo chamar de herege alguém que segue uma linha diferente da minha.

Mas a Sã Doutrina, é aquela que coloca Deus no centro. O homem é salvo e entra no reino de Deus, quando se arrepende de seus pecados e tem seu interior regenerado pela Palavra de Deus.

Para resumir, devemos nos alimentar da Palavra e fazer dela a nossa referência. Esta Palavra deve ser interpretada corretamente, na luz do Espírito de Deus devemos nos moldar a Ela e nunca tentar acrescentar a Palavra doutrinas de homens. Por isso ela não pode ser atualizada, Jesus disse que “céus e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”( mt 24,35.)

Em II Tm 4,3 lemos: “Pois virá o tempo em que não suportarão a SÃ DOUTRINA; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.” A verdade dá alergia nos ouvidos daqueles que querem servir a si mesmos ao invés de servir a Deus.

Devemos nos arrepender de viver conforme nosso achismo, e ter fome e sede de Deus, fome essa que nos faz ter fome da verdade, Jesus disse: “A tua palavra é a verdade”. João 17,17.

Se esse post te abençoou eu te convido a compartilhas essa mensagem com teus amigos. Clique no símbolo da tua rede social e ajude-nos a espalhar as boas novas de Cristo.

Atenciosamente

Pr. Welington A. de Souza.

Mensagem gravada na Igreja Efraim em Navegantes SC.

Apaixonado por Deus e por sua Palavra. Pr. Welington e Pra. Márcia são pais de 2 lindos meninos. Moram em Navegantes S.C. e contribuem no pastorado da EFRAIM CHURCH na mesma cidade.

Marcado com: , , ,
Publicado em Sem categoria
Um comentário em “Sã Doutrina. A Verdade Que Dá Alergia Nessa Geração.

Deixe um comentário