Você Comete Esses Erros Bobos Na Oração? Como Orar Corretamente!

Como Orar Corretamente!

O desejo de orar está no coração de muitas pessoas, mas como orar corretamente? A Palavra de Deus explica muito sobre o assunto, vamos ver?

O mínimo que se espera de pessoas que são íntimas é que elas conversem entre si. Sem diálogo não existe a possibilidade de relacionamento.

E Orar é falar com Deus. Mas como devemos fazer isso? Existe alguma regra?

Vejamos Alguns Erros que Não Podemos Cometer.

1) Orar sem fé.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11,6.

Para falar com Deus precisamos de fé. Parece tão óbvio, mas cristãos que não amam a Deus com força, oram por obrigação e por religiosidade.

Não acreditam que Deus está ouvindo e tão pouco vai responder. Mas Deus nos ouve, e a nossa intimidade com Ele vai se intensificando à medida que aprendemos como orar corretamente.

2) Orar pensando apenas em si mesmo.

Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2,4.

O egoísta não agrada a Deus. Há pessoas que oram, mas apenas por si mesmos. Por sua casa, seu emprego, sua prosperidade, seu ministério, seus planos… Mas não se lembram dos seus irmãos.

Não sabem o que é interceder por outros; não estão interessados nas dores das pessoas; não entendem o que é igreja!

3) Orar para ser visto.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6,5.

Outro erro grave é orar para ser visto pelos outros. É correto dar o exemplo de como orar e incentivar as pessoas a orar. Mas o erro é orar com exibicionismo.

O erro é se fazer de espiritual na frente das pessoas. Quem ora para ter comunhão com Deus o procura na maioria das vezes sozinho.

4) Orar para reclamar com Deus.

Quando abrimos nosso coração a Deus nos momentos que estamos aflitos, somos tentados a orar reclamando e murmurando: “Pai, eu não mereço isso!”; “Pai, não aguento mais…”; “Pai, estou pensando em desistir de tudo…”

Quando oramos aflitos, devemos lembrar que sempre vai chegar o refrigério. Não há a possibilidade de entregar as coisas nas mãos de Deus e ficarmos desanimados.

5) Orar e acreditar que a resposta vem como eu quero.

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55,9.

Deus ouve nossas orações. Mas a resposta vem como Ele quer; no seu tempo; de sua maneira.

Como é triste ver pessoas que acham que podem manipular a Deus com orações; pensam que podem forçar Deus a agir como eles querem.

6) Orar sem querer a vontade de Deus.

Mais um item que não podemos esquecer se queremos aprender como orar corretamente, é saber que Deus não é obrigado a nos dar aquilo que queremos se não for a sua vontade.

Devemos estar abertos a vontade de Deus mesmo se isso não nos agrada na hora. Não podemos esperar que as respostas de Deus ao nosso clamor serão sempre como queremos.

Quando Jesus ensina a orar sem esmorecer, nos ensina a perseverança em buscar a face de Deus, e não que por muito orar faremos “Deus mudar de ideia”.

7) Orar com mágoa.

Jesus ensinou a orar: “Nos perdoe assim como perdoamos…”

Se mantermos rancor ou mágoa dentro de nós, Deus não nos ouve. Se aconteceu algum problema envolvendo nós e outra pessoa, a primeira  atitude deve ser sempre de arrependimento e conserto.

Não poderemos nos achegar diante de Deus, se estivermos devendo perdão a alguém ou devendo um pedido de perdão.

8) Orar devendo algo para alguém.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5,23-24.

Parecido com o último item que vimos, mas aqui falamos de situações que estamos em dívida.

Por exemplo, compramos e não pagamos; prometemos e não cumprimos; pegamos emprestado e não devolvemos…

Sempre será necessário uma vida de santidade a Deus, e santidade é vista nas pequenas coisas, até nas moedas que alguém nos deu de troco errado…

9) Orar e não querer abandonar o pecado.

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59,1-2.

O pecado nos afasta de Deus. Mas há pessoas que brincam com o pecado, pedem proteção a Deus, pedem livramento, pedem provisão financeira, pedem uma cura… Mas não abandonam o pecado.

Viver no pecado e querer orar pedindo coisas para Deus, só revela que não queremos comunhão com Ele, mas apenas as bênçãos!

10) Orar acusando alguém.

A Palavra diz que o acusador é o diabo. É papel dele acusar. No Grego acusador é “diabolos.”

Então quando oro acusando meu irmão, estou fazendo a parte do diabo: “Senhor, veja o que esta pessoa está fazendo comigo…”; “Senhor, meu irmão é um mal caráter…”

Se você está chateado com alguém, ore pedindo sabedoria para se consertar com essa pessoa e seja rápido. Mas não fique falando dos erros dela para Deus, isso não vai te fazer íntimo dele!

Esse  post não tem a intenção de ser completo em tudo que a palavra de Deus fala sobre oração, mas aqui ficam algumas dicas para sabermos como orar corretamente. Escrevi outro post que fala um pouco mais sobre oração.Clique AQUI.

Se você foi abençoado com essas palavras, compartilhe com seus amigos. Basta clicar no ícone de sua rede social abaixo.

Grande abraço,

Pr. Welington A. de Souza.

Apaixonado por Deus e por sua Palavra. Pr. Welington e Pra. Márcia são pais de 2 lindos meninos. Moram em Navegantes S.C. e contribuem no pastorado da EFRAIM CHURCH na mesma cidade.

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário